Nestas últimas semanas, a central de boatarias adentrou inclusive o seio da Igreja Católica, fazendo emergir os velhos fantasmas do Golpe de 1964, onde esta mesma instituição dera o aporte com a "Marcha Com Deus e Pela Família" para mobilizar a classe média brasileira em favor da deposição de Jango. Hoje tentam fazer o mesmo contra a candidatura de Dilma, pregando que a mesma a favorável ao aborto, e que deputados petistas estão inclinados a fazê-los caso eleitos. Vamos desmistificar o que está por de trás da ira de Dom Nélson.
Esta última semana antes das eleições, bispos, cardeais, e padres das alas reacionária da Igreja Católica Romana, declararam posições políticas a respeito da candidatura de Dilma, e do Partido dos Trabalhadores, claramente inclinados a desqualificá-la, bem como o partido que a representa. O que estará por de trás destas declarações de véspera de eleições?
Sabemos a muito tempo, que a Igreja Católica Romana, é dirigida pelas alas da Opus Dei, e outros correntes de tendências reacionárias, portanto não é de admirar que tenham eleito a direção da Santa Fé, um ex-membro da Juventude Hitlerista, Papa Bento XVI. O mesmo senhor que anteriormente dirigia um tribunal conhecido como "Santo Ofício", que fora designado assim em 1908 pelo Papa Pio X para substituir a antiga designação de "Santa Inquisição", o mesmo tribunal que interrogava, torturava, e matava quem ousasse discordar das posições oficiais da Igreja.
Se lembrarmos que durante a direção do Papa João Paulo II, Joseph Ratzinger, encobriu escândalos como dos casos de Pedofilia, e da violência promovida por padres, e madres em colégios e internatos coordenados pela Igreja Católica, bem como os casos de expulsão e censura de membros da "Teologia da Libertação" passaram pelas suas mãos.
Condenar aqueles que defendem uma discussão séria sobre o aborto, abordando aspectos clínicos, sociais, culturais, e científicos, sobrepujando as teses de natureza espiritual que geralmente encarnam este debate que se apresentam como início e fim da discussão, para Igreja Católica é realmente impensável.
Estas mesmas pessoas são contra a prevenção do HIV por meio da camisinha, do controle de natalidade, da livre união entre pessoas, da liberdade de culto e da não opção religiosa, e do direito a um estado laico ou mesmo ateu. Porém são favoráveis a mantedoria dos sacerdotes pedófilos no cerne da Igreja, da violência eclesiástica contra os jovens estudantes, da exploração dos povos do mundo subdesenvolvido, do financiamento das máfias e organizações de colarinho branco, e dos políticos conservadores, neonazistas, e neofascistas.
Criticar Dilma, que já demonstrou claramente ser contra o aborto, porém ao mesmo tempo é aberta a um debate sério na sociedade, é no mínimo vexatório. Criticar um partido com peso do PT, que abarca os anseios de toda uma sociedade, é ser anti-democrático. Porém o mais grave, se tratando de membros eclesiais é cometer pecados como da calúnia, e da soberba, tão inadvertidamente.
Muitos de seus membros, são petistas, votam em Dilma, e querem ver o Brasil avançar, mas por conta de seus líderes religiosos ficam entre seguir seu coração, ou seguir a Igreja, que ao olhar deles é seguir a Deus.
Ainda que ousem me excomungar, já aviso que sou ateu, socialista, e democrata de esquerda. Tenho fé na humanidade, nos princípios de auto-determinação e na fraternidade. Pessoas como Dom Nélson há muito esqueceram o que de fato é SER humano, se empanturrando do fruto do trabalho alheio, das doações dos fiéis, e da santa ignorância, se preocupando em demasiado com o lado espiritual, e esquecem que tratam com gente, pessoas que têm necessidades e que querem realizá-las, pois ainda que creiam na vida pós-morte, o caminho até a morte é longo e árduo.
Minhas convicções, ainda que não sejam majoritárias dentre os militantes de meu partido, em outros são amplamente aceitas como é o caso do PSTU, do PCO, do PCB. Em outros que são redutos destes princípios reacionários, como é o caso do PSDB, já teve um presidente ateu, FHC, e nem por isso a Igreja Católica Romana pediu para que votassem contra. Ao meu ver uma manobra clara para desestabilizar o sonho de um país livre e democrático, como já fizeram pelos idos de 1964.
Esta igreja que já prestou tantos desserviços a humanidade, peço para que não se preste a fazê-lo novamente, pois da última demoramos 21 anos para nos livrarmos de um Golpe Militar, que atrasou nosso país pelo menos mais uma década e meia. Hajam positivamente convocando os eleitores a votar, a fazer valer os princípios democráticos, e a construir uma sociedade mais justa e fraterna, ao invés de pregar o ódio visceral, e a mentira como bandeira desta nova sociedade que Dilma, e o PT tanto lutaram para que fossem varridas para um passado distante.
"Eu discordo do que você diz,mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo."
Simon Voltaire
Simon Voltaire
Bruno Lima Emidio - Militante, Humanista, Socialista e Ateu.
Magnífico, amigo!
ResponderExcluirComo já sabe, tenho religião e crenças mas nem por isso deixo de entender que vivo numa sociedade democrática LAICA, ou seja, para que a democracia seja feita devemos levar em conta as necessidades da sociedade sem que meus pontos de vistas se sobrepujam às visões de outrem. Não devemos deixar que o que acabou de ocorrer no Equador (a sublevação de policias encorajada por factóides da oposição) ocorra em nosso país!