Central de Notícias Petistas

terça-feira, 12 de outubro de 2010

A censura vem de onde?



Saudações, companheiros!

Acredito que nem todos puderam acompanhar, como eu, aos diversos shows do Festival SWU. Um festival que visou a discussão sobre a sustentabilidade, um assunto da moda, e que aos meus olhos passou muito longe. O que se lê nos diversos comentários dos que lá foram é que de sustentável não teve muita coisa. Preços altíssimos em tudo, falta de lixeiras etc...

Mas não foi pra isso que venho a vos escrever. Eu como fã do Rage Against the Machine, fiz questão de assistir ao canal Multishow (leia-se Globo) para que suprisse um pouco a minha tristeza de não vê-los ao vivo. Pois bem, caso não os conheçam, RATM são uma banda ativista, altamente politizada e que apoiam em diversos países os movimentos sociais e a anti-invasão estadunidense.

No decorrer do show, Zack de la Rocha, vocalista, dedica a música "People of the Sun" aos companheiros do MST. Dedicou à eles não somente a música. Zack, ao encontrar os militantes disse:

"O MST tem uma experiência muito importante na solidariedade humana e na criação de espaços fora do modelo capitalista, e é muito importante para muitos de nós que, nos EUA, que estamos lutando pelas mesmas coisas. Eu acho que o MST já criou um exemplo maravilhoso de luta por justiça social e econômica, e é um grande exemplo para nós".

Juntamente com essa declaração disse que iria doar parte do cachê ao movimento e distribuiu convites para que os militantes fossem ao show.

Voltando ao show. Na música "Wake up", o guitarrista Tom Morello vestiu o boné do MST e , sem explicação nenhuma, a Globo cortou a transmissão ao vivo do show!

Vejam vocês, companheiros! A censura vem da onde?

No Twitter, Tom Morello ainda alfinetou: "I understand the network cut away then I put on the MST had. That means we´re winning" ("Eu entendi a rede cortar quando eu coloquei o boné do MST na cabeça. Isso significa que estamos ganhando")

Estamos ganhando quando entedemos o que está acontecendo e o porque de estarem acontecendo.
Os movimentos sociais não devem ser tratados dessa maneira. A Rede Globo quer a todo custo criminalizar o movimento, manipulando a opinião pública e vetando o público em geral da notícia em si.

Sinto que não aja mais Zacks, mais bandas como o RATM, para mostrar que os movimentos sociais por toda a América Latina são sérios e visam a igualdade!








































2 comentários:

  1. eu nem sei pq a globo estava cobrindo o evento pra inicio de conversa...

    ResponderExcluir
  2. Tom Morello acaba de manifestar o seu opoio à Dilma Roussef no Twitter:

    "Dilma Roussef is candidate for the poor, the working class and the youth. It´s my hope that the young people of Brazil support her"

    ResponderExcluir